Como fazer críticas

As pessoas que criticam o tempo todo, por mais bem intencionadas que sejam, são sempre evitadas. Muitas vezes, chegam a ser lembradas como chatas, incompreensíveis e intolerantes…

O ideal é criticar com moderação, censurando só o necessário. Porém todos nós em algum momento vamos precisar criticar. Então o ponto da questão é como realizar esses julgamentos.

Se a crítica gera humilhação, ameaça, ofensa, então cria uma resistência a sua aceitação. Muitas vezes, cria até inimigos. A crítica deve contribuir para o aperfeiçoamento do outro, por isso deve ser transmitida diretamente para a pessoa que é objeto dessa avaliação.

Tem um princípio básico em relação aos comentários: “elogios devem ser feitos em público, mas críticas em particular”. Fazer críticas construtivas requer alguns cuidados: você deve escolher o lugar e o momento certos.

Na conversa com a pessoa, fique calmo e fale devagar. Focalize no comportamento, na atitude, não critique o indivíduo em si. Procure também destacar primeiro o lado positivo. Para diminuir ressentimentos, use a técnica sanduíche: coloque uma crítica entre dois comentários positivos.

Não insulte a outra pessoa, nem use rótulos. Em todos os casos, tente usar palavras suaves, procurando sempre se colocar no lugar do outro. Não importa só que é dito, mas como é dito. Lembre-se também que nem sempre sua opinião é a verdade absoluta, mas pode refletir simplesmente sua avaliação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s