Ser menos crítico para ser mais feliz

Os cientistas têm comprovado que a felicidade tem muito menos relação com o que nos acontece e muito mais a ver com a maneira como nos posicionamos diante do que nos acontece. Dentro dessa lógica, está nas nossas mãos nos habituarmos a escolher um comportamento emocionalmente inteligente e racionalmente mais produtivo.

Vou tentar explicar melhor: diante de alguém que tem uma atitude indelicada, por exemplo, você pode relevar o gesto, considerando que a pessoa está com algum problema que a levou a agir dessa forma. Ou pode simplesmente considerar também que isso para essa pessoa pode ser uma atitude normal, que está dentro do padrão que ela tem. Ou pode ainda se irritar, se aborrecer, se desestabilizar, reagir agressivamente e estragar o seu próprio dia.

Certamente essas opções negativas não contribuem com sua felicidade. Você pode até julgar que fez a coisa certa, que está com a razão, que deu uma lição, que é melhor educado, etc e tal. Mas, de fato, não vai lhe deixar mais feliz. Como numa floresta, a vida cotidiana é feita de muitas espécies da fauna e da flora. E a beleza está nas diferenças. Há lugar para as palmeiras e para a grama.

A girafa tem seu valor e o sapo também tem. Já imaginou se fôssemos esperar que a borboleta se comportasse como um elefante? A comparação é exagerada, eu sei, mas também entre os seres humanos precisamos respeitar as diferenças de características, estilo e personalidade. Só com uma visão mais inclusiva, mais compreensiva e menos crítica é que conseguimos nos manter mais felizes no nosso dia-a-dia. Adotar uma perspectiva mais suave é melhor para os outros e para nós próprios.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s